“Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?” I Coríntios 15:29
Meu caro irmão, retirar este versículo da Bíblia, isolá-lo do contexto, esquecendo a maneira correta de se estudar as Escrituras, o crente entra em colapso total. Não há dúvidas que a exegese para este texto terá que ser muitíssimo meticulosa, exigindo cavar fundo, pesquisa, muita oração, pois que, isolado como está, sugere o seguinte:
• Existia batismo pelos mortos, entre os cristãos primitivos!?
• Não há ressurreição dos remidos!?
• A enfática, patética e suposta conformação indagatória de Paulo ao dizer:
“Por que se batizam eles então pelos mortos?”, deixa antever a necessidade
de tal prática?
• Não há ressurreição dos remidos!?
• A enfática, patética e suposta conformação indagatória de Paulo ao dizer:
“Por que se batizam eles então pelos mortos?”, deixa antever a necessidade
de tal prática?
Isolar um versículo, não compará-lo como diz a Bíblia, poderá levar a pessoa aos caminhos preconizados pelo pregador como “caminhos de morte”. Afinal, o que queria ensinar Paulo? Esta é uma das passagens mais difíceis da lavra paulina, e não há ainda uma explicação satisfatória, embora muitos comentaristas de peso, famosos exegetas, PHD’s e doutores em religião, já hajam apresentado diversas interpretações, como por exemplo J.W.Horsley, Newbery House Magazine (Junho de 1890), que alinhou nada menos que 36 diferentes explanações a respeito; todavia, a “maioria delas pouca atenção teve, e algumas poucas merecem séria atenção”. O que tem relevância no texto é que este tema, que tem provocado intensa polêmica entre os comentaristas bíblicos, é um texto isolado no Novo Testamento, pois só aparece neste ponto e em nenhum lugar mais. Daí a premissa que entrou na discussão de Paulo acidentalmente, numa igreja cheia de acidentes: Corinto.
Outrossim, consultando o contexto e o discorrer do pensamento desenvolvido por Paulo, iremos descobrir que o tema central do capítulo quinze de I Coríntios é a ressurreição. Logicamente, este verso, por força de tal circunstância, deverá ser interpretado tendo sua base nesta doutrina.
Diz a história que os pais da igreja mencionavam haver no princípio um costume herético em que os cristãos vivos eram batizados em favor dos mortos, amigos ou parentes não batizados. Assim, ao praticar tal ato, pensavam que os tais seriam salvos como que por procuração. Crisóstomo, por exemplo, explica como esse ritual era praticado em seu tempo:
“Depois que um catecúmeno (alguém que ainda não fora batizado, mas que já estava preparado para o batismo) falecia, punham um homem vivo oculto debaixo de seu leito; então, aproximando-se do leito do morto, falavam com ele e indagavam se ele queria receber o batismo. Não dando ele resposta, o outro respondia em seu lugar. Assim batizavam ‘o vivo pelo morto.’” – O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, vol. 4, pág. 256, Russel Norman Champlin.
Diz a história que os pais da igreja mencionavam haver no princípio um costume herético em que os cristãos vivos eram batizados em favor dos mortos, amigos ou parentes não batizados. Assim, ao praticar tal ato, pensavam que os tais seriam salvos como que por procuração. Crisóstomo, por exemplo, explica como esse ritual era praticado em seu tempo:
“Depois que um catecúmeno (alguém que ainda não fora batizado, mas que já estava preparado para o batismo) falecia, punham um homem vivo oculto debaixo de seu leito; então, aproximando-se do leito do morto, falavam com ele e indagavam se ele queria receber o batismo. Não dando ele resposta, o outro respondia em seu lugar. Assim batizavam ‘o vivo pelo morto.’” – O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, vol. 4, pág. 256, Russel Norman Champlin.
Paulo ao se referir a esse costume não queria jamais ensinar ou abonar a idéia de que esse ritual é sancionado ou admitido por Deus. Na verdade aquelas pessoas praticavam essa cerimônia porque criam na ressurreição, pois se assim não fora, porque haveriam de praticá-la já que seus parentes e amigos não se beneficiariam dela? Assim sendo, Paulo, longe de endossar essa prática para financiar ou apoiar uma doutrina cristã, simplesmente afirma que, se os próprios pagãos têm esperança na ressurreição, quanto mais nós, cristãos esclarecidos, deveríamos amá-la, preparando-nos para a primeira, caso não estejamos vivos por ocasião do regresso do Senhor.
A Bíblia não ensina em nenhum lugar que o cristão pode ser batizado em favor de terceiros, seja amigo ou parente. Ela ensina, e apela sim, a que o homem creia no Sacrifício de Jesus, aceite-O como Salvador, e, batizando-se está apto à eternidade, pois que, com a morte, cessam todas as oportunidades. Mas graças a Deus que, os que já dormiram no Senhor, ressuscitarão para habitar a Terra Renovada.
Lorenzo Gonzalez
Lorenzo Gonzalez
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